quarta-feira, 20 de março de 2013

Armaduras medievais

Os cavaleiros e soldados da era medieval utilizavam armaduras feitas por artesãos especializados! O objetivo das armaduras era de protegerem de amas brancas durante as batalhas! Armas brancas para quem não sabem são facas,espadas,facões etc....

Armaduras leves

A vantagem era em relação ao preço comparando com uma armadura de metal, sendo assim a maioria dos soldados que tinham poucas posses, poderiam se equipar com armaduras desse tipo! Mas apesar de serem consideradas leves, na verdade elas não eram necessariamente leves, uma vez que couro e acolchoamentos não protegiam tão bem quanto aço, então, para protegerem bem, eram postas várias camadas, que as deixavam pesadas.
São exemplos de armaduras leves: corsolete de couro, corselete de couro batido e gibão de peles.

Armaduras pesadas

As armaduras pesadas eram cotas de malha, peitorais de aço, brúnias; por baixo dessas armaduras se usava uma camisa comum de algum tecido macio como algodão para reduzir a fricção da malha, mas principalmente para reduzir a força de impacto dos golpes.
Apesar de muitos acreditarem que sim, as armaduras não pararam de ser usadas com a invenção da pólvora, já que aquelas armaduras feitas de placas paravam um tiro disparado a longa distância, e a curta distância poderiam diminuir o ferimento. Um dos principais motivos do fim do uso foi o custo de se equipar um exército com elas.

Confira algumas imagens das armaduras medievais:



Essa é uma ardura para soldados que não eram nem iniciantes mas também não eram os melhores, eram para aqueles soldados novatos que iam a batalhas e conseguiam matar alguns inimigos e não morrer obviamente, sendo assim recompensados com algum dinheiro que juntavam para comprar armaduras melhores de forma que eles se sentiam mas seguros para irem a batalhas e mostrar ao seu rei que eram soldados de honra.

Esse é um elmo usado por algumas unidades de infantaria.
Esse era o tipo de armadura que os soldados iniciantes recebiam.
Esse era o tipo de armadura que poucos soldados tinham, alías nenhum soldado tinha essa armadura só quem possuia ela era os soldados do rei e alguns chefes de pelotão no caso os veteranos  que foram a muitas guerras ou aqueles que mesmo sem ir a muitas guerras demonstravam uma incrivel habilidade com as espadas.











Nenhum comentário: